As vantagens - e desvantagens - de uma one-man-band!

Definição de microempresa!
Ia explicar o que é uma one-man-band, mas a imagem fala por si só!

Quando se gerencia um negócio, muitos detalhes devem ser levados em consideração: o desenvolvimento de  produtos, a confecção, a variedade no seu mix de produtos, origem e custo da matéria-prima, apresentação dos produtos (embalagem, disposição nas prateleiras/no site...), pontos e locais de venda, funcionários, deslocamento dos produtos até os clientes (ou deles para os produtos), valor dos produtos, parcerias comerciais, fluxo de caixa, divulgação da marca, contato com os clientes, plano de negócios.... ufa! Mas geralmente estes detalhes estão sob responsabilidade de vários departamentos.



muitas tarefas para uma pessoa só


E eis o primeiro detalhe de uma microempresa: tudo isso é feito por uma pessoa só, duas no máximo (pela definição de Microempresa do SEBRAE, pode-se ter no máximo um funcionário. Mais informações a respeito aqui). Na Balaio de Tigre, essa pessoa sou eu (A Lygia! Você já me conheceu na seção "Sobre" do blog!) - mas na maior parte do tempo eu escrevo como "nós" porque entendo a Balaio e eu como dois seres diferentes, ainda que interdependentes....

Minha rotina consiste em checar os canais de contato da Balaio (lojas, blog, Facebook, e-mail, Pinterest), trabalhar nas encomendas já feitas e nos produtos que vão integrar o catálogo da loja, desenvolver novos produtos e novas ideias, confeccionar embalagens (tanto as sacolas de presente quanto as caixas e os brindes), comprar matéria-prima, fazer a contabilidade da loja, pesquisar novos pontos de venda, melhorar o layout do blog e da loja, produzir posts de qualidade para o Facebook e para o blog, levar as encomendas para o Correio (ou fazer entregas pessoalmente, quando dá), tirar fotos incríveis dos produtos para montar os anúncios da loja e os posts do Face e do Pinterest, pôr os novos produtos no ar.... Ocupa a maior parte do meu tempo, então fico extremamente feliz por fazer algo de que gosto muito!

croche em Floripa + vista maravilhosa do mar = inspiração!
E quando viajo, o computador, as lãs e as agulhas de crochê vão junto - este era meu escritório provisório em Florianópolis/SC. Inspirador, não?
Agora que me formei (também sou médica veterinária, além de artesã!), consigo me dedicar integralmente à loja; mas durante o ano de 2013 eu estava no último ano da faculdade, e nos estágios curriculares - ou seja, eu estava viajando constantemente e estagiando em locais diferentes para conseguir me formar. Quando abri a Balaio de Tigre pensei que esta época seria um obstáculo imenso e que talvez precisasse fechá-la, mas conseguimos - a Balaio e eu - sobreviver! De quebra, eu fazia propaganda da loja em cada local que eu fazia estágio, então ganhamos muitos amigos e clientes!

Tartaruga amigurumi crochê TAMAR
O amigurumi de tartaruguinha foi inspirado nas tartarugas-verde (Chelonia mydas) com que trabalhei no Projeto TAMAR

Como comecei minha pequena loja de artesanato com pouco investimento, poucas funções são terceirizadas - só as que realmente não consigo fazer, como as etiquetas de tecido que vão em cada produto e a parte gráfica (banner e vetorização, etiquetas e cartões).

 E muitas eu aprendi com a loja: adquiri o hobby da Fotografia e passei a estudar para tirar fotos melhores; adquiri alguma noção sobre Administração lendo livros sobre o assunto; e aprendi a fazer sacolas de papel kraft em um dos estágios, no Projeto TAMAR.

Sacola de presentes Balaio de Tigre reciclada
Nossa sacolinha de presentes P, que comporta de 1 a 2 amigurumis!


As vantagens:
Trabalhar com o que gosto, sem horários pré-definidos, sem chefes, no conforto do lar (ou onde eu estiver - lã é algo muito portátil, ainda que a máquina de costura não seja...)!

Fico super feliz quando um cliente recebe sua compra e descreve sua alegria na qualificação. Adoro quando algo que eu crio e faço com carinho agrada e é útil para mais gente!

porta estetoscopio da Balaio de Tigre modelo exclusivo veterinária
Como o porta-esteto, modelo desenvolvido por mim após 2 anos esquecendo o termômetro/a caneta/o caderno/o esteto no outro jaleco. Que profissional de saúde (ou estudante de) nunca passou por isso?

As desvantagens:
Viver de pedidos - se ninguém compra nada, qualquer loja trava!
Então vou atrás de soluções: materiais novos, divulgação, técnicas novas...

Como o fluxo de pedidos não é fixo e algumas contas são, é preciso ser muito organizado para pagar tudo! Muitas plataformas de vendas online tem planos mensais, o que ajuda a complicar o orçamento. E se você tiver um funcionário, como pagar-lhe um salário mensal fixo nos tempos de poucos pedidos?

Além disso, tudo na loja depende apenas de você. Se você ficar doente/viajar/não tiver organização, os pedidos atrasam e os clientes ficam chateados. Se  fosse comigo, eu ficaria!

Amigurumi Mirabella, ratinha crocheteira da balaio de tigre
Lembrando que a Mirabella é uma assistente linda, mas fictícia! E está à venda na loja também!


"Quero começar minha loja! O que eu faço?" 

Recomendo estudar muito antes: o que você vai vender? Você mesmo vai produzir ou revender os produtos de outro artesão? Onde adquirir matéria-prima e por qual valor? Qual será a sua margem de lucro em cada venda? Quanto você consegue produzir e em quanto tempo? Quanto você pode investir inicialmente, e como se manter? Onde será sua loja, em que provedor ou local? Como seus produto vão chegar às pessoas (ou elas aos produtos)? As respostas para estas perguntas (e muitas outras!) precisam estar claras na mente do futuro empreendedor antes de sair abrindo qualquer negócio!


O Segredo de Luisa, livro sobre empreendedorismo
Se você também não gosta de livros didáticos, sisudos... tem jeito: um livro que mistura Plano de Negócios e Planejamento de empresas com a história de Luísa, uma jovem ansiosa por vender (e até exportar!) as goiabadas caseiras da avó. Recomendo MUITO! Onde comprar: clique aqui!

Visitar outras lojas do seu ramo e avaliar pontos fortes e fracos (bem como conhecer os seus também!) ajuda bastante a focar nas melhorias. (Obviamente, não copiar - considero extremamente anti-ético, mas podemos falar de ética no artesanato em outro post).

E o conselho que mais prezo é: pense como comprador! O que você gostaria de encontrar à venda em uma loja? Em que cores/opções? O quão fácil é adquirir seus produtos?

Por exemplo: procuro responder todos os contatos em no máximo 12 horas porque não gosto de esperar quando pergunto algo em uma loja. Tento oferecer variedade de cores e estampas porque gosto de encontrar esta mesma variedade quando vou comprar algo.

E, como já mencionei antes, a grande maioria dos produtos da Balaio de Tigre solucionou problemas meus, e penso que poderiam solucionar os problemas de outras pessoas. Por mais desconexos que pareçam entre si - afinal, o que tem a ver um Pokémon e um porta-esteto, né? -  todos os itens da loja são peças que uso no dia-a-dia, considero úteis e bonitas!

Agora, mãos à obra! Afinal, a one-man-band não pode parar!

2 comentários:

  1. Lygiaaa suuuper te admiro e confesso que vc é uma inspiração pra mim. Adoro o seu trabalho e a forma como o leva.
    De fato não parece ser fácil tocar o próprio negócio, mas a satisfação em trabalhar em algo somente seu deve ser mara... *-*
    Parabéns pelo seu negócio! !!
    Besos!
    Mei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito muito obrigada Mei! Estou duplamente feliz porque 1) é a primeira vez que um leitor do blog se manifesta! e 2) nunca consegui me imaginar como uma inspiração pra alguém. Muito muito obrigada!

      Acho que a minha maior satisfação é ver algo feito com todos os pedacinhos de mim (a Lygia artesã, a desenhista, a costureira, a ecochata (hehe), a rata da internet, a veterinária, a fotógrafa, etc) não ficando restrito só a mim e fazendo algum sucesso por aí ajudando mais pessoas! =D

      Muito obrigada por passar por aqui e deixar algumas palavras!

      Bjus, Lygia

      Excluir

Obrigada pela sua opinião! Muito em breve ela aparecerá no site!