O que é sustentabilidade?

Você sabe o que é sustentabilidade?

"Representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir." - de acordo com o site atitudessustentaveis.com.br

Na Balaio de Tigre Artes
anato nós aplicamos os 3 R: Reduza, Reutiliza, Recicle!


faça você mesmo reciclagem eco balaio de tigre


REduzimos a produção de lixo REutilizando materiais para confeccionar produtos e embalagens, e assim lhes damos um novo uso - ou seja: REciclamos!

Quer exemplos? Nossos porta-documentos e tags para mala são confeccionados com... caixa tetrapak! Ela mesma, a de sucos, leite e afins! O material dá ao produto a resistência e a impermeabilidade necessárias, e é uma caixa a menos no lixo, ou entupindo bueiros por aí....

Porta documentos balaio de tigre animais pets docs reciclagem
Um dos nossos porta-documentos, fruto de uma caixa de suco (com o perdão do trocadilho...)

tag etiqueta mala viagem balaio de tigre variedade reciclagem
Algumas de nossas tags para malas, confeccionáveis em todas as nossas mais de 60 estampas!


Nossas ecobags e carteirolas economizam 6 sacolas plásticas cada! Sacolas estas que iriam pra rua, seriam carregadas pelas chuvas até o esgoto, cairiam no mar e alguma tartaruga acabaria engolindo (clique para ver a notícia: 85% das mortes de tartarugas no RS tem o lixo como causa) - ou outro animal marinho.


ecobag reciclada balaio de tigre artesanato carteirola
Uma das nossas ecobags mais queridas, as Carteirolas - as carteiras que viram sacolas!

Já outros produtos da Balaio de Tigre reutilizam embalagens de isopor e plástico, como nosso Combo de Sushis!

amigurumi kit sushi balaio de tigre artesanato croche
Esta era uma bandeja de morangos, devidamente higienizada e utilizada para acondicionar nosso Combo Comida Japonesa! (ao fundo, meu leque quebrado ia para o lixo, mas oferece um belo plano para a foto enquanto aguarda um novo tecido para recobri-lo!)

As sacolas de presente da Balaio de Tigre são confeccionadas com papel kraft (sim, também sou eu que faço!). As alças são feitas com sobras de tecidos que iriam para o lixo, por serem muito finas para costura. Dentro delas vai o papel de seda da loja, personalizado com carimbos que eu fiz de...borracha!

Como fazer seu carimbo de borracha! Olha como fica o efeito nos nossos papéis de presente!

Nossas embalagens de envio são feitas de papelão reutilizado também! Ou eu reaproveito uma caixa pronta, ou eu confecciono a caixa a partir das medidas dos produtos da encomenda. Por que? Para reduzir o volume de lixo que é desperdiçado todos os dias!


Três encomendas para três Balaieiros felizes!

Junto com as encomendas, envio a nota fiscal e um cartão da loja dentro de um mimo reciclado também: ou a carterinha, ou o rolinho. Ambos iam para o lixo, ou como embalagem de papelão ou como rolinho de papel higiênico vazio!

Dá pra acreditar que isto era um rolo de papel higiênico? Aprenda como fazer aqui no PAP que enviei para o Blog do ELO7!
Porta-cartões super fofos, feitos com papelão mais fino - aquele da embalagem de caixa de bombom, do protetor de fogão.... sabe? Ele é perfeito, por ser resistente e maleável!

E que tal nossos DIY, sempre com reciclagemVeja todos aqui!

Lembram deste? De como transformar um pote plástico em um porta-carregador de celular?

Ainda fazemos pouco perto do que o mundo precisa - mas fazemos nossa parte! E você, que tal incorporar a reciclagem à sua vida também?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Muito em breve ela aparecerá no site!