O que é amigurumi?

(Ou: Respondendo à pergunta que todo mundo faz quando eu falo que tenho uma loja de amigurumis...)

Foquinha, da Balaio de Tigre
Nada mais é do que um boneco confeccionado em lã e recheado! O nome vem da junção de dois termos japoneses: "Ami"= feito de lã e "Nuigurumi"= um tipo de boneca japonesa onde predomina a cabeça e o tronco é diminuto. Por ser simples, foi a base para os primeiros amigurumis.

Uma pesquisa por "nuigurumi"no Google Images e você encontra... bonequinhas cabeçudas!

A técnica vem do Japão, e consiste basicamente em confeccionar figuras tridimensionais com lã, usando pontos de crochê e tricô. Tornou-se bastante popular nos anos 80 entre as meninas japonesas, principalmente com amigurumis da Hello Kitty.

Tem se tornado popular no Ocidente devido à temática geek e culinária que tem predominado nas criações européias e americanas... e também devido à característica mais fundamental do amigurumi: a fofolência!!

Nosso Cthulhu, diretamente dos contos de terror de H.P. Lovecraft!

Tudo num amigurumi inspira fofura - cabeças desproporcionalmente gigantes comparadas ao corpo, olhos grandes e bastante expressivos, boca e narizes/focinhos e membros pequenos ou ausentes. Praticamente um mangá shoujo! ^^
Nosso ninja, com sua shuriken!



Outro fator interessante sobre os amigurumis: apesar de fofinhos, o público-alvo inicialmente eram jovens mulheres, que os colocavam em suas cabeceiras e mochilas. Nunca foi um produto específico para crianças - por zelo, sempre incluí o aviso: olhos e outras partes pequenas e plásticas de um amigurumi podem ser engolidas e causar problemas! Se quer encomendar um amigurumi para uma criança, prefira os maiores e com olhos e aparatos bordados. 

E quer representante melhor de fofolência do que Pokémon? *-*
Onde encontrar?
A Associação Japonesa de Amigurumi foi criada há pouco mais de 10 anos - a expansão do amigurumi no próprio Japão e pelo mundo é bem recente. No Brasil, podemos contar nos dedos as artesãs que trabalham com esta técnica, mas graças à Internet esse panorama tem mudado rapidamente. Até onde sei, não existe nenhuma loja física trabalhando exclusivamente com amigurumis no Brasil. Existem lojas virtuais que trabalham por encomenda - como a Balaio de Tigre Artesanato! =D


Quer aprender?

Os amigurumis são feitos combinando círculos, esferas, triângulos e outras formas geométricas básicas - confeccionadas em crochê ou tricô - e depois unidas com alguns pontos.

O Marill começou assim: corpinho, orelha 1, orelha 2!

Para que amigurumis do mesmo personagem não fiquem tão diferentes, a artesã costuma escrever receitas, descrevendo quantos pontos fazer, em quantas carreiras, onde trocar de cor, etc. Essas receitas são raríssimas em português, e a nomenclatura dos pontos de crochê em inglês não é tão fácil de entender assim. Veja uma receita de amigurumi de gatinho siamês - em russo - e divirta-se! Ainda bem que tem fotos...

Apesar de fazer crochê desde os 5 anos de idade, traduzir os nomes dos pontos (e concordar com eles...) foi minha maior dificuldade quando comecei a fazer amigurumis, há 3 anos. Foi isso que me levou a escrever minhas próprias receitas. Assim meus amigurumis tem a minha cara, e saem do meu jeitinho! ^^ Como já tem mais de 100 produtos na Balaio de Tigre e é difícil lembrar a receita e as medidas de todos de cabeça, anoto tudo num caderno e consulto sempre que preciso relembrar como se faz. Também é o caderninho mais rabiscado do mundo, porque eu vivo aperfeiçoando minhas receitas!

Enquanto Rapunzel se faz, Merida observa!

Para quem quer começar, recomendo aprender o básico do crochê, assistir o Youtube - porque um vídeo vale mais que mil palavras sobre como fazer um ponto! - e MUITA prática! Os primeiros 30 vão sair esquisitos, mas não desista!

Você vai precisar de lã grossa, agulha adequada para a espessura da lã, enchimento (eu uso algodão siliconado, é bem fácil achar em armarinhos), agulha de tapeceiro, olhinhos e um alfinete fechado, para você marcar as voltas!
A fase embrionária do Mudkip! Veja como ficou depois de pronto!
Em Portugal, a DMC vende kits bem queridos para iniciantes:

Fiquei querendo só pela maleta! (Fonte)

Eu acho que minhas receitas são difíceis de entender para quem está fora da minha cabeça, mas... quem sabe na próxima eu não trago uma receita para vocês praticarem, ou quem sabe um vídeo? O que vocês acham? Digam nos Comentários!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Muito em breve ela aparecerá no site!