Culinária Reciclada - nem tudo precisa ir pro lixo!

Olá Balaieiros! Vamos falar de dois temas que eu adoro, e são bastante recorrentes na Balaio de Tigre: Culinária e Reciclagem!

Mas nossa reciclagem de hoje não tem a ver com as caixas tetrapak que usamos nas nossas tags para mala e porta-documentos. A reciclagem de hoje é de comida mesmo! Vamos salvar ingredientes que iam para o lixo, mas ainda podem ser salvos do desperdício?


Fiz os amigurumis especialmente para ilustrar este post!
Parecem dois pães franceses numa forma e um café quentinho do lado? Então deu certo!


1) Comprei pão francês demais, e amanhã vai estar duro! Tem jeito?

Tem! Você tem duas opções: deixar os pães ficarem duros e amanhecidos mesmo, fatiar e servir como torradinhas; ou congelar os pães no mesmo dia em que foram comprados. Quando quiser pão fresco, preaqueça o forno por 5 minutos e tire os pães do congelador. Asse por 5 minutos e tcharans! Crocante por fora, macio e derretendo manteiga por dentro. Parece que você acabou de chegar da padaria com eles!

PS: Fique perto do forno nesses 5 minutos, porque o processo de ressuscitação do pão é rápido! Passou desse tempo ele já fica queimadinho!


Quem não ama aquele pão francês quentinho, de derreter a manteiga? Aquele que te faz esperar 20 min pela próxima fornada?

2) A rúcula/ o agrião murchou rápido demais, e não quero jogar 3/4 do pé no lixo! O que eu faço?

Primeiro, vamos estabelecer um limite: verdura murcha é aquela que você comprou, guardou na geladeira e se passaram 2 dias, no máximo. Passou disso e começou a virar gosma? Lixo!



No nosso caso, a verdura só não está mais apresentável para salada, mas todos os nutrientes estão ali: no caso da rúcula estamos falando de vitaminas A e C, potássio, ferro e enxofre. Então vamos bate-la no liquidificador e adicionar um pouco de salsinha e  azeitonas. Em uma panela, vamos refogar cebola e alho picado, acrescentar nosso creme de rúcula e, quando começar a borbulhar, desligar o fogo e colocar uma caixa de creme de leite.


E vamos despejar esse molho por cima de uma bela macarronada! E assim você faz fama com uma inédita massa ao molho de espinafre (#truestory), ou macarrão ao molho de agrião, ou de rúcula. O sabor é ótimo!




Você pode inovar na receita do macarrão parisiense e acrescentar ervilhas e champignon em um molho de rúcula com creme de leite, ao invés do tradicional. E fazer sucesso entre os amigos!

Esse molho vai super bem com panquecas também! Pode ser que combine com frango e peixe também, mas como sou vegetariana, vou deixar essas pra vocês testarem!

OPÇÃO: Ao invés de colocar creme de leite e refogar na panela, você pode misturar o creme de verdura com maionese e fazer um patê delicioso! E servir com as torradinhas de pão amanhecido da 1a. receita!



3) Sobrou arroz demais!! O que eu faço?

hamburguer vegetariano beterraba balaio de tigre

Você pode fazer bolinhos de arroz fritos, mas eles são tão calóricos... que tal uma opção mais saudável: hamburguer de beterraba? E assado, pra ficar mais saudável ainda?



Adaptei a seguinte receita que encontrei no Facebook (quem souber a página, por favor me avise! Eu não me lembro, mas certamente é de uma página de Vegetarianismo!)

Receita original: 
2 colheres (sopa) de semente de girassol
2 colheres (sopa) de semente de linhaça
2 beterrabas médias raladas
2 xícaras de arroz integral cozido
azeite a gosto
sal a gosto

Instruções de preparo

Depois de ralar a beterraba, esprema seu conteúdo em uma peneira para retirar seus sumo.
Em um processador de alimentos coloque o arroz cozido, o sumo da beterraba, uma pitada de sal e deixe processar até obter um purê consistente.
Adicione as sementes para criar alguma textura.
Misture o purê ao restante da beterraba ralada - a mistura deve estar sólida mas ao mesmo tempo deve ser fácil de modelar (sentir a consistência do hambúrguer
 e acrescentar mais ingredientes de acordo com a sua preferência).
Dividir a mistura em porções iguais e, com as mãos, formar burguers com aproximadamente 8 centímetros de diâmetro e 1 cm de altura.
Podemos servir assado, selado em frigideira ou natural."


Achei a receita inovadora, mas eu prefiro trabalhar com ingredientes que eu já tenho em casa. Me mata comprar um pacote de "ingrediente exótico X" (no caso, sementes de linhaça e girassol) - geralmente caro ou difícil de achar  - pra usar 2 colheres de sopa pra uma receita.... e depois ficar inventando motivos pra usar o ingrediente encalhado, sabe? Quem nunca passou por isso?

Então, fiz algumas adaptações na receita: ralei 2 beterrabas e usei 2 xícaras do arroz de ontem como mandava a original, mas escolhi usar também 1 pacote de sopa de creme de cebola (a melhor técnica pra temperar E dar liga em qualquer hamburguer!), cebolinha e manjericão.

Daí passei a beterraba na peneira e espremi bem, pra tirar o máximo de sumo; quanto mais sequinha ficar a beterraba ralada, melhor pro hamburguer pegar liga!*

*ficar moldável com as mãos, sem desmanchar!

Beterraba ralada e coada. O sumo vai ser batido com o arroz e os temperos, então não jogue fora!

Como eu não tenho processador de alimentos, bati o arroz + sumo + temperos no liquidificador mesmo.
Talvez por isso o meu não virou o purezinho que a receita original dizia.... 

Na receita original não dizia, mas recomendo passar o purezinho de arroz também na peneira. Tirar o máximo de agua possível vai facilitar na hora de moldar seu hamburguer!

No final, juntei tudo: beterraba ralada, arroz liquidificado e a sopa de creme de cebola, colocando este último aos poucos pra dar liga e amassando bem com as mãos. Aí você faz bolinhas com esta massa, achata e coloca numa forma untada com azeite. Assa por 15-20 min. 

Salpiquei um gergelim torrado por cima, pra dar um sabor a mais!
 Tá pronto! Coloca dentro do pão da 1a receita (aproveita o forno ligado!), bota uma fatia de queijo e ainda acrescenta o molho de agrião da 2a receita. Eis um fast-food saudável e reaproveitado!

------------------------

 Quero saber quais receitas vocês testaram, e o que acharam delas!
Fizeram sucesso entre os amigos? A galera acha incrivel em saber do que é feito aquele patê de gosto inovador, ou aquele hamburguer sem carne? Me contem nos comentários abaixo! =D

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Muito em breve ela aparecerá no site!