The Geek Stuff: Star Wars Day - e porque Star Wars ainda faz sucesso!

Olá Balaieiros! Sabem que dia é hoje?

Hoje é 4 de maio, em inglês May the Fouth (4th) - cuja leitura deu origem a um trocadilho com a série de filmes Star Wars: A célebre frase "Que a Força esteja com você" (em inglês "May the Force Be With You") gerou o "May the Fourth Be With You" tão mencionado hoje.

E por isso, todo dia 4 de maio se comemora o Star Wars Day!


E temos nosso Yoda de amigurumi para comemorar!

E o que é Star Wars?



É uma das mais bem-sucedidas franquias da indústria de entretenimento de todos os tempos!

Começou como uma trilogia de filmes de ficção científica, criada por George Lucas nos anos 70. Nesta trilogia ele narra uma guerra ambientada no espaço, começando a história pela tentativa da princesa rebelde Leia de Aldeeran de pedir socorro, pois fora capturada pelo Império Intergalático. Ela envia uma mensagem pelo robozinho R2-D2 que é encontrado pelo jovem Luke Skywalker no planeta Tatooine. A partir daí começa a saga do jovem para salvá-la, derrubar o Imperio Intergalático e encontrar seu próprio destino!

Além de humanos, droides e muitas outras criaturas fantásticas e originais coexistirem neste universo, existe a Força (esta que sempre desejam que esteja com você), um poder onipresente que dota alguns seres mais sensíveis a ela de poderes sobrenaturais: telecinese, manipulação de mentes, etc etc. Você pode ser treinado para melhor usar esta Força e seguir com ela pelo caminho do Bem e ser um Cavaleiro Jedi - ou usá-la para o Mal e ser conhecido como Sith - como o Darth Vader.

Nos anos 2000 George Lucas terminou a saga com outra trilogia, contando as origens da história dos filmes dos anos 70. Nestes entendemos como surge o vilão Darth Vader e as circunstâncias que levam à guerra intergalática que vemos nos filmes IV, V e VI.

Darth vader balaio de tigre artesanato star wars
Darth Vader, o vilão mais famoso do Universo. Até quem nunca viu meio filme de Star Wars sabe quem ele é. Fonte

Na ordem, os filmes são: (clique nos nomes para acessar os arquivos da Star Wars Wiki, um dos maiores bancos de dados sobre Star Wars em português):

A Ameaça FantasmaUma Nova Esperança
Ataque dos ClonesO Império Contra-Ataca
A Vingança dos SithO Retorno de Jedi

Recomendo assistir primeiro a trilogia antiga e depois assistir a nova. Fará muito mais sentido - e você provavelmente vai se emocionar mais com o III se tiver visto VI, V e VI antes!

Em 2015 será lançado o 7o. filme da trilogia. O elenco foi escolhido recentemente e as filmagens devem começar em breve. O enredo promete ser original e não se tratar de uma continuação dos eventos que vemos no VI, e ainda gerar uma nova trilogia! Porém não mais dirigida por George Lucas (já que ele vendeu sua produtora, a Lucasfilm, para a Disney).

Quer saber mais? Recomendo a retrospectiva sobre Star Wars do site Omelete, que foi bem abrangente!

E por que Star Wars ainda faz tanto sucesso?


1- Porque tem fãs fiéis: É bem óbvio, mas é a mais pura verdade! Na década de 70, com o primeiro pouso do Homem na Lua em 1969 e a Corrida Espacial, havia toda esta fascinação pelo espaço na moda. Lançar um filme sobre guerras intergaláticas aproveitando esta onda fazia muito sentido. Muitos fãs jovens de hoje em dia aprenderam com seus pais (que eram os jovens adultos dos anos 70, público-alvo dos filmes); Outros começaram a ser fãs apreciando a inovação de efeitos especiais dos filmes IV, V e VI - lembra que eles foram lançados nos anos 70? Os primeiros computadores estavam sendo desenvolvidos ainda! O próprio George Lucas afirma que começou a filmar pelo 4o. episódio porque era o que a tecnologia da época permitia!

  
E o que a tecnologia da época permitia? Filmes em 35mm e Stop Motion! #arduo (Fonte)


Outros tentam explicar o sucesso do enredo por ser a boa e velha Jornada do Herói e o bom e velho Bem X Mal (neste caso, Jedi x Sith) mas o primeiro com ficção científica no meio a chegar nos cinemas e gerar mais 5 filmes - 3 deles filmados 22 anos depois do primeiro, vale lembrar. (Porque aí sim tínhamos tecnologia pra tal!)


Além disso, todo o universo Star Wars já arrecadou mais de 30 milhões de dólares desde o lançamento do Episódio IV em 1977 - se consagrando como a franquia mais lucrativa da história do entretenimento. Graças a toda uma franquia literária, revistas em quadrinhos, bonecos, brinquedos, coleção de Lego, games, idiomas, religião (o Jediísmo!) e muitos outros frutos gerados pelo universo de Star Wars. A grande maioria com a anuência de George Lucas, mas principalmente feito de fãs para fãs!

Se formos contar só os filmes este valor cai para 4,5 bilhões de dólares, ficando atrás do Universo Marvel, James Bond e Harry Potter no quesito arrecadação em bilheteria. Ou seja: a Força definitivamente está do lado dos fãs!

Star Wars Lego - um dos muuuuitos produtos derivados dos filmes (Fonte)
2- Um universo inteiro criado do zero: com personagens, costumes, vestimentas, idiomas, facções ou tribos ou nações, religiões.... Onde mais você viu essa fórmula dar certo? Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crônicas de Gelo e Fogo? Ajuda a explicar o fanatismo que envolve estas franquias, não?

Um universo vasto, repleto de personagens criativos e com inspiração na Idade Média e nos Samurais - tinha que dar certo!


Star Wars ainda recebeu 25 indicações ao Oscar e levou 10 estatuetas - entre elas Melhor Figurino, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Trilha Sonora.


3 - O Legado: Se hoje temos eventos de anime de 8 dias, a tradição de fazer cosplay e de colecionar bonecos dos nossos personagens favoritos, devemos tudo isso aos fãs de Star Wars, que geraram as bases para toda a realidade nerd que temos hoje.

Os eventos de anime começaram nos Estados Unidos como encontros de fãs de quadrinhos e... Star Wars. A própria definição de nerd/geek veio dos fãs de Star Wars dos anos 70: "a pessoa aficcionada por uma série de ficção científica/anime/mangá, que sabe tudo sobre ela e coleciona bonecos e artigos sobre o tema, podendo inclusive se vestir como os personagens e se reunir com outros fãs em convenções sobre o tema". Eu me encaixo perfeitamente nesta descrição e adoro ser assim, mas ainda tem gente que considera este estereótipo como pejorativo - tanto quanto chamar um fã de anime e mangá de "otaku". #bullshit

E pra você, fã de Star Wars: quais são as razões do sucesso da franquia? Opine nos comentários!

E onde entra a Balaio de Tigre nessa história?


Apesar de ser fã de Star Wars, acredita que eu nunca tinha feito um amigurumi da saga?

Até agora! Conheçam o Yoda, com seu sabre de luz e tudo! Ele pode ser usado como chaveiro, como enfeite de retrovisor do carro, como enfeite de mesa, como inspiração pro seu dia... olha aí ele com uma de suas célebres frases:

Amigurumi Yoda Star Wars Balaio de Tigre Artesanato
Comprar este produto


E depois deste post enorme, só posso dizer: vá assistir (ou reassistir) todos os 6 filmes, lutar com sabres de luz com os amigos e ser feliz neste Star Wars Day! E que a Força esteja com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião! Muito em breve ela aparecerá no site!